As Grandes Ondas de Mudança

Para aquele que tem percepção,
um mero sinal é o bastante.
Para aquele que não presta atenção,
mil explicações
não são o bastante.

Hajji Bektash Wali
Místico Persa
1209-1271

A humanidade ultrapassou um limite crítico onde ela terá que se adaptar a todo um novo conjunto de circunstâncias. Isto vai exigir um esforço unido entre governos e povos para trazer novos níveis de habilidades, tecnologia e cooperação para atender aos requisitos de se viver em um mundo passando por mudanças radicais.

No cerne deste esforço unido estão a coragem e a capacidade que existe dentro das pessoas, de ver o que está vindo, de saber o que fazer, e de agir sabiamente diante de incerteza e agitação crescentes. A natureza nos deu esta coragem e este conjunto de capacidades, mas elas se tornaram latentes e esquecidas dentro da família humana. Mais do que qualquer coisa, são estas capacidades que irão determinar de que modo, e mesmo se, a humanidade irá se preparar para as Grandes Ondas de mudança, e o tipo de mundo que todos nós teremos que enfrentar como resultado disto.

Ao enfrentar as Grandes Ondas de mudança, preparação é a chave. A preparação não se trata meramente de fortificar sua vida exterior ou tentar construir um estilo de vida sustentável. Ao invés disso, trata-se de se preparar para toda uma nova realidade. Esta nova realidade irá exigir que vocês se tornem auto-suficientes e que sejam capazes de recorrer a uma força mais profunda dentro de si mesmos e dentro de outros, uma força da qual muito poucas pessoas estão cientes. Esta força está dentro de você agora e tem estado com você desde sempre. Este livro irá lhe revelar onde ela pode ser encontrada e como ela pode ser usada.

A preparação começa com aquilo que você vê no mundo e aquilo que você está ciente dentro de si mesmo. À medida que você prossegue, a preparação fortalece a sua capacidade de ser perceptivo, engenhoso e sábio ao responder à circunstâncias que estão sofrendo mudanças e que são imprevisíveis.

Se você puder reconhecer a realidade e o poder das Grandes Ondas em impactarem a sua vida, isto irá naturalmente começar um longo processo de reavaliação a respeito de como você vive, onde você vive, o seu uso de recursos, a força ou fraqueza de seus relacionamentos em lhe ajudar a se preparar, e a direção que a sua vida realmente precisa seguir.

Ao enfrentar grandes mudanças e incertezas, particularmente se não for algo esperado, as pessoas não confiam na lógica e bom senso, mas sim em suposições, hábitos e no comportamento das pessoas ao redor delas. É por isto que a preparação interior é tão importante. Sem esta preparação interior, as pessoas tenderão a esperar até o último minuto para reagir, num momento em que suas opções serão poucas, se alguma houver. Quando muitas pessoas reagem desta maneira, surge o caos.

Cada um de nós tem uma inteligência maior dentro de nós chamada Conhecimento que não tem medo do futuro ou do desafio de mudar as nossas vidas. Esta inteligência nativa tem o poder de nos mover ou de nos restringir quando necessário, e de nos capacitar a encontrar as pessoas e as oportunidades que contém a maior esperança para as nossas vidas. A importância, poder e aplicação desta inteligência maior vão muito além das nossas idéias a respeito de intuição e instinto. Aqui as Grandes Ondas de mudança, embora perigosas e grandemente inesperadas, contém a maior das oportunidades para aqueles que puderem se preparar para reivindicar esta inteligência mais profunda, para proteger suas vidas e para encontrar sua contribuição única para um mundo em necessidade.

Aqui você encontrará, apresentada da maneira mais clara e firme, a gravidade das Grandes Ondas de mudança e os tipos de decisões fundamentais que cada um de nós terá que enfrentar e tomar se nós formos nos preparar sabiamente. Existem duas mentes dentro de nós: uma mente mundana que é formada pelas crenças e atitudes predominantes de nossas famílias e cultura, e uma mente mais profunda, mais poderosa, que é livre destas influências. Qual destas vozes nós decidirmos responder, escolher e seguir, irá fazer toda a diferença em nossa capacidade de ver, de saber e de agir sabiamente quando outros ao redor de nós parecerem incapazes ou relutantes em agir assim.

Este livro nos confronta com cenários perigosos que são a consequência lógica de nosso fracasso coletivo em responder adequadamente às Grandes Ondas de mudança que já estão começando a impactar o nosso mundo. Ele fala da questão fundamental, “Como você saberá o que fazer nos tempos difíceis por vir?”. Governos não podem lhe dizer. Cientistas não podem lhe dizer. Líderes religiosos não podem lhe dizer. Como você responderá esta questão para si mesmo? Este livro lhe mostra como.

A mensagem das Grandes Ondas de mudança é direta e desafiadora. O seu ataque sobre a ignorância, as suposições e a arrogância humanas é implacável. Contudo este livro nos dá uma visão real sobre o tipo de mundo que nós teremos que enfrentar e onde, acima de todas as outras coisas, nós iremos encontrar a fonte de nossa força, sabedoria e coragem, para navegar os difíceis tempos por vir. Estes tempos difíceis começaram agora. As Grandes Ondas de mudança estão sobre nós.

Marshall Vian Summers
Seattle, 2009