Assim como revelado a
Marshall Vian Summers
em 6 de junho de 1986
nos EUA.
Wisdom from the Greater community, volume 1

Para começar, vamos discutir a Religião Maior, um assunto de grande importância. Desenvolver o Conhecimento é um tema maior neste Ensinamento. O Conhecimento, relacionamentos e comunicação permeiam toda atividade real, desenvolvimento real e progresso real. Eles dão origem a sua natureza e destino espiritual. Eles evocam seu relacionamento com Deus, embora existam também muitos aspectos práticos da vida aos quais eles precisam ser continuamente aplicados.

Porque você foi enviado aqui com um propósito e não apenas para seu próprio desenvolvimento, sua contribuição ao mundo é um fator primário. À medida que recebe, você deve dar, e isso prossegue neste mundo e além. Este procedimento está ocorrendo em todos os mundos, não somente neste aqui. Portanto, o Plano de Deus precisa levar em conta as necessidades de muitos tipos diferentes de seres em muitos tipos diferentes de ambientes. Como a Religião Maior se relaciona com vocês, que estão preocupados com os assuntos humanos e com este único mundo? Ela é diretamente relevante por três razões.

Primeiro, você não é inteiramente humano. Não fez seus principais desenvolvimentos apenas neste mundo. O que você acumulou em Conhecimento não se justifica apenas pela sua existência humana, mas também pela sua existência não-humana. Portanto, recuperar Conhecimento é recuperar estas memórias vitais. Elas não são memórias de traumas pessoais ou eventos históricos. São memórias de relacionamentos que foram estabelecidos em verdade. Portanto, se você for recuperar o que seu Conhecimento realmente é, então você precisa estar preparado para experimentar este aspecto de si mesmo, ou nunca será capaz de integrar na vida humana o que está experimentando. Caso contrário, sua aquisição, ou deveríamos dizer recuperação, do Conhecimento será cada vez mais alienante para você. Você sentirá um estranhamento crescente do mundo, e esse não é o Nosso propósito.

Portanto, você precisa aceitar sua humanidade, bem como precisa aceitar o seu lugar no ordenamento maior. Apenas deste modo você pode integrar-se totalmente aqui, servindo este mundo em suas necessidades e ainda mantendo uma perspectiva maior que aqui está ausente.

A segunda razão pela qual a Religião Maior é relevante para vocês é que seu mundo está emergindo na Comunidade Maior de Mundos. Esta é a grande transição de que temos falado tantas vezes. É uma transição tão grande que vocês não podem imaginar as consequências dela ou quanto ela afetará seu pensamento e suas atividades mundanas.

A terceira razão é que vocês necessitam de uma perspectiva maior para compreender a obra de Deus. Deus não é humano. Deus não pensa como um humano. Deus não é feito a sua imagem. Deus não tem imagem. A Fonte de toda a vida responde por toda a vida. Não pensem que Deus está preocupado com suas vidas à exclusão de outras vidas. Para começar a se aproximar da Sabedoria de Deus, que é o Conhecimento de Deus, do qual mantêm uma pequena, porém vital parte, vocês precisam começar a ter uma perspectiva maior da própria vida.

A evolução da humanidade é apenas um aspecto da própria vida. Você não pode conhecer o todo a partir de apenas um aspecto. A vida humana não reflete toda a vida, e mesmo assim o reflexo de toda a vida está em você. Portanto, a religião, que em realidade é a experiência da presença de Deus e seu relacionamento com Deus, deve levar em conta os aspectos maiores da vida.

Isso é muito importante também para o seu ente humano, pois para ser realmente humano, você precisa ter esta perspectiva. Você não pode ter perspectiva se ser um humano é tudo o que você é. Ser um humano é muito contraditório em vários aspectos. É uma condição muito ensimesmada e adolescente. Se você entender e apreciar a natureza daqueles que Deus enviou para ajudá-lo, então com o tempo começará a partilhar a perspectiva deles e a ver o que significa evolução em larga escala. Então você começará a entender seus deveres e saber o que significa crescimento aqui na Terra.

As pessoas muitas vezes estabelecem metas finais para seu crescimento espiritual e tentam viver segundo as mesmas. Isso é muito presunçoso e prejudicial, pois o fracasso é inevitável. Não está no Plano que você deva falhar pecando pelo excesso em seus verdadeiros objetivos na vida.

Muitos de vocês têm sentido um desejo pela união com o Divino, bem como um desejo de servir a um propósito maior. Isso é louvável, é claro, contudo se você deseja servir a um propósito maior e experimentar uma fonte maior, então precisa aprender o que isso significa. Você não pode definir o caminho.

As pessoas tentam a perfeição porque estão convencidas do erro, mas elas não conhecem a perfeição. Você não pode conhecer perfeição a partir do erro. Você pode conhecer apenas o erro. Perfeição não é apagar o erro. É obter sabedoria, compaixão, habilidade, capacidade e amor. Erradicar o erro não produz perfeição. Se pudesse ver a evolução em grande escala, você certamente ajustaria suas expectativas de si mesmo.

Após deixar esta vida, aqueles poucos indivíduos que pareceram ter alcançado a perfeição encontrar-se-ão em um novo começo. Contudo, eles não necessitam ficar aqui por mais tempo. Em vez de trancenderem sua humanidade, eles agora precisam encontrar as identidades do universo. Para tanto, eles necessitarão de grande assistência.

O destino e o caminho deles não são preocupação sua. Sua preocupação é a sua vida imediata, sua capacidade de tomar decisões e agir sobre elas, sua capacidade de saber discernir e seu sentido de propósito e identidade.

As pessoas frequentemente perguntam, “Por que eu preciso de Professores Interiores?” A resposta é muito simples. É porque você não sabe nada. Sim, você acredita em muitas, muitas coisas, mas seu Conhecimento é apenas uma pequena luz. Você acredita que aperfeiçoando sua personalidade ou seu corpo você atingirá grandes alturas, contudo Nós lhe asseguramos, você atingirá grande frustração. Uma personalidade perfeita pode não ter mais Conhecimento do que uma imperfeita. De fato, os seus grandes professores no mundo têm sido personalidades muito notoriamente não-perfeitas. Esta não é a ênfase, embora existam ajustes a fazer em seu comportamento e pensamento, é claro.

Aperfeiçoar seu comportamento para satisfazer seus padrões não é a Trilha do Conhecimento. Conhecimento não é ideias. É experiência. É relacionamento. É Deus. Deus é relacionamento. É a atração entre semelhantes, entre iguais. Isto é Deus numa definição prática.

Assim, aqui Nós temos esta ideia da Religião Maior. Por que é maior? Maior não significa melhor. É apenas maior porque responde por uma realidade mais abrangente. Você precisa entender a evolução da vida, não somente a evolução das pessoas. Você não pode entender isso intelectualmente, pois é demasiado vasto e inclusivo, mas você pode experimentá-lo, e você pode saber o que isso significa em sua vida diária.

Os seres humanos não são enviados para cá para alcançarem a realidade suprema. Este não é seu propósito. Seu propósito em estar aqui é completar sua estada aqui. Você pensa que pode ir da Terra ao Céu e perder todos os passos intermediários? Espera-se que, se o seu progresso for verdadeiro, você expandirá sua capacidade e abraçará uma experiência maior de vida, tão maior que ser um humano seria muito limitante. Por quê? Porque você estará envolvido em relacionamentos demais.

Seu mundo está prestes a superar o fascínio dele com ele mesmo, um estágio necessário de amadurecimento. Portanto, uma experiência maior de religião, ou deveríamos dizer uma religião de muitos mundos, é apropriada. É apropriada não apenas para uma perspectiva maior; também é apropriada para entender aqueles seres da Comunidade Maior que vocês encontrarão. Eles não pensam como vocês, necessariamente. Nem todos eles são amigáveis. Vocês são tão estranhos para eles quanto eles são para vocês. Você precisa vê-los com Conhecimento. Esta é a perspectiva.

Nós dissemos antes que as pessoas precisam de Professores Interiores porque elas não sabem nada. Algumas pessoas necessitam de Professores Interiores, mas nunca permitiriam que a presença deles fosse conhecida. Para outros seria melhor se seus Professores Interiores nunca fossem conhecidos. Contudo, todos possuem Professores Interiores. Você mal consegue gerar energia suficiente para passar pela vida, quanto menos para elevar-se dentro dela. Você precisa de auxílio. Aceitar este fato é tão importante e lhe dará uma sensação de apoio, de graça e de apreço. Também significa que você tem um propósito que é importante e que você não sabe tudo.

É verdade que o Conhecimento precisa ser obtido por meio da experiência. Isto não é uma busca intelectual. O seu intelecto não foi criado para compreender o universo. Ele foi criado para negociar as particularidades de sua vida física, no qual ele tornou-se bastante sofisticado. No entanto, ele não pode apreciar o que se sente e o que se sabe. Portanto, não use essa capacidade intelectual inapropriadamente. Ele tem sua aplicação real, e uma útil para isso. Contudo, você deve buscar uma abordagem diferente.

Nosso trabalho, então, é de natureza religiosa porque ele lida com Deus. Ele lida com uma vida maior. Neste mundo você não pode se aproximar da maior das vidas; você pode apenas se aproximar de uma vida maior. Você precisa percorrer os estágios de evolução. Não pode saltá-los todos. Você não pode.

Se isso puder ser compreendido agora, então você será capaz de reconhecer o que necessita ser feito, o que pode ser feito e o que não pode ser feito. Você verá seu envolvimento real e seus requisitos reais, sem colocar fardos impossíveis sobre seus ombros. Isto é muito importante. Com fardos impossíveis você nem mesmo reconhecerá o que é essencial, e isto produzirá fracasso, o que irá agravar a sua agonia. Nós não esperamos um comportamento perfeito. Mas não poderemos ajudá-los se vocês ficam insistindo em realizações absolutamente ridículas de si mesmos. Existem seres maiores do que vocês para fazer funcionar o universo.

Portanto, o trabalho a vir para vocês lidará com a experimentação da obra de Deus dentro das atuais tradições religiosas, tanto aqui como na Comunidade Maior. Por que isto é importante? Não é simplesmente fascinante para a mente. É importante porque estimula o contato com a sua Família Espiritual, tanto aqui como na Comunidade Maior. Ele regenera as memórias antigas que são tão essenciais para sua experiência de continuidade, totalidade e inclusão na vida.

As pessoas estão sempre buscando sua Família Espiritual. Elas a procuram em seus relacionamentos pessoais. Procuram-na em causas políticas e em causas religiosas. Elas a procuram na paz, e a procuram na guerra. Elas não sabem o que estão buscando, mas ficar sozinho neste mundo é um destino terrível.

Contudo, você não está sozinho. Antes de vir para este mundo você não estava sozinho, e aqueles que então estavam com você estão com você agora. Recuperar esta memória é recuperar a consciência da vida no visível e da vida além. Então as barreiras das ilusões começam a cair. Então você pode começar a compreender a Presença Espiritual ao invés de apenas sentí-la. Então sua percepção se torna refinada. Se não estivesse neste mundo, seria muito mais fácil tomar decisões apropriadas. Mas você está aqui. Você assumiu a habitação natural deste mundo em um corpo físico, mas a possibilidade de percepção verdadeira ainda existe.

Em preparação dos eventos que ocorrerão nos próximos cento e cinquenta anos e em preparação das religiões que virão nos próximos mil a três mil anos, as práticas da Comunidade Maior serão compartilhadas para seu próprio desenvolvimento. Elas não são compartilhadas filosoficamente, mas dadas como práticas. Elas não são geradas apenas através de especulação intelectual. Elas são uma iniciação para você experimentar Conhecimento, Presença Espiritual e contato. Estas práticas são antigas. O propósito delas é capacitá-lo a recuperar suas memórias antigas e recuperar a consciência de seus verdadeiros amigos aqui neste mundo, bem como de seus verdadeiros amigos em outros lugares. A partir disto surgirá um senso de propósito muito maior, e é por esta razão que estas práticas são compartilhadas.

Isto é experiência religiosa. A experiência religiosa evolui e necessita de um ponto de vista crescente. Se você ler a história de suas religiões e a história conhecida, tão breve como ela é, você verá um desenvolvimento. Começará a ver uma expansão definida, e que assim prossegue.

O propósito disso é o Conhecimento. Não há ninguém para idolatrar. Não existem heróis aqui. Nós permanecemos invisíveis. Vocês não podem Nos adorar. Com o tempo vocês entenderão a sabedoria disto e porque é tão essencial para Nós sermos efetivos. Mesmo os grandes em seu mundo que foram tão longe e que contribuíram com seu Conhecimento não procuraram se tornar ídolos de adoração. É o Conhecimento deles que tem sido negligenciado. As pessoas têm medo do Conhecimento, contudo Conhecimento é o propósito.

Se você anseia por isso, busque-o. Você não pode definí-lo. Você não pode prever o resultado. Você o busca porque é natural para você fazer assim. Pois seu Conhecimento contém a memória do seu Criador, da sua ajuda e de seu significado neste mundo.