Assim como revelado a
Marshall Vian Summers
em 8 de fevereiro de 1987
nos EUA.
Wisdom from the Greater community, volume 1

Chegou o momento de falar de sexualidade no contexto de relacionamento e Conhecimento. Nós falamos anteriormente referente ao relacionamento e sua importância em impedir ou avançar o desenvolvimento do Conhecimento. Existem muitas crenças estranhas neste mundo relativas aos relacionamentos e sua relevância para o crescimento pessoal, para a cura pessoal, para a conclusão de ocorrências passadas, e assim por diante.

Os relacionamentos funcionam dentro de três fases principais. Na primeira fase, antes que o Conhecimento possa emergir, os relacionamentos servem principalmente para a resolução de erros. São para demonstrar ilusão e para marcar um contraste entre ilusão e Conhecimento, entre estímulo e paz da mente. Eles são encerramentos, vocês poderiam dizer, contudo as atrações podem ser muito ferozes. Se uma pessoa nunca entrar na segunda fase nesta vida, é possível que ela tenha um relacionamento duradouro, contudo ele será defeituoso e incompleto. Eles possuirão dificuldades inerentes porque os indivíduos envolvidos não estabeleceram um senso comum de identidade. Embora procurem estabelecer um vínculo comum, seu vínculo não é intrínseco.

Na segunda fase, que é a emergência do Conhecimento no indivíduo, o inconsciente torna-se consciente. Aí os relacionamentos possuem um quadro e uma serventia inteiramente diferentes. Antes disso, o Conhecimento estava abaixo da superfície da mente, exercendo influência, mas de uma forma mal definida.

Na terceira fase, os relacionamentos possuem uma ênfase completamente diferente das duas anteriores. Agora o Conhecimento emergiu e o indivíduo está passando por um desenvolvimento para servir a humanidade.

Vamos analisar isso um pouco agora. No primeiro estágio, que é onde está a vasta maioria das pessoas, os relacionamentos são imperfeitos e difíceis, contudo existem grandes tentativas de fazer esses relacionamentos permanentes. Estes relacionamentos fornecem um contraste que é essencial para o autodesenvolvimento. Sem esse contraste, vocês não teriam formas de discernir o que é real daquilo que não é. Seus erros aqui são de um valor tremendo, se vocês puderem entendê-los e compreender a serventia deles.

Quando o Conhecimento começa a emergir no segundo estágio, ele parece tremendamente perturbador. Ele fornece um alívio porque é natural e porque emana de seu próprio ser, contudo ele parece retirá-lo de suas alianças prévias em uma extensão muito grande. Ele também desafia suas ideias e crenças anteriores, mesmo aquelas ideias que dizem respeito ao desenvolvimento e crescimento pessoal. Quando o Conhecimento começa a emergir de dentro de você, ele não emerge para o crescimento. Deixe-Nos explicar esse ponto importante, pois existem muitos tristes e trágicos envolvimentos justificados em nome do crescimento pessoal. Isto é simplesmente uma nova forma de justificação.

O Conhecimento não é para crescimento no sentido usual. Ele é para serviço e contribuição. Nisso ele começa a atrair Conhecimento em outros. Ele tem um efeito ressonante. O Conhecimento expande, mas você em seu estado real não cresce. Você é meramente redescoberto. Crescimento refere-se ao corpo e à personalidade. Ele se refere aos veículos para seu verdadeiro Eu. Esses veículos crescem porque eles mudam. O Conhecimento expande, contudo ele só faz isso porque recupera a si mesmo. Portanto, em realidade não há crescimento. Há apenas recuperação, que a partir de um ponto de vista pessoal parece um tremendo crescimento. É como se você desbravasse novos campos e recuperasse um velho território ao mesmo tempo.

No segundo estágio, relacionamentos servem fundamentalmente à emergência do Conhecimento. Eles têm uma relevância muito maior para esta emergência do que para qualquer outra coisa. Estes relacionamentos são um tanto misteriosos porque parece que as pessoas são enviadas de lugar nenhum, possuindo promessas e estímulos grandes para o Conhecimento. Aqui a personalidade não está sendo tão estimulada, pois este relacionamento não é para gratificação. É para serviço verdadeiro. É o início de toda uma nova era de relacionamento.

Nessa nova era de relacionamento, se a emergência do Conhecimento puder ocorrer, você terá relacionamentos de uma natureza inteiramente diferente. Eles não serão inerentemente defeituosos. Parecerá que eles já existem. Você não precisará criá-los. Eles estão estabelecidos, contudo eles são novos à sua experiência e assim precisam encontrar uma expressão e uma aceitação de sua parte. Esta é a recuperação da Família Espiritual dentro deste mundo, onde todos parecem dispersos e separados.

Os relacionamentos agora se tornam outra coisa, mas você não pode definí-los. Eles parecem desafiar a definição, contudo são sentidos tão profundamente e existe tanta ressonância que eles não podem ser negados. As antigas amizades somem agora. Elas não têm este conteúdo dentro de si. As velhas ênfases desaparecem. É o começo de algo que você não pode parar, mas pode apenas dificultar. É como dar à luz. Talvez esta seja a melhor analogia. Você não pode parar o parto uma vez que o parto começa. É uma força maior do que você pode dar conta dentro de si. É este Poder Maior que representa Conhecimento.

Na terceira fase, você está começando a entender seu chamado na vida e os indivíduos vêm a encontrar seu lugar com você. Existe reconhecimento ao invés de atração. Existe paz em vez de estimulação frenética. Há confirmação em estarem juntos. Vocês ainda têm personalidades e existem dificuldades, conflitos e assim por diante, porque personalidades são assim. Elas possuem seus próprios desconfortos inatos, como seu corpo que tem suas dores e sofrimentos. Só porque você tem um propósito não significa que seu corpo é livre de dores e sofrimentos. Sua personalidade também terá suas dores e seus sofrimentos, porém isso não é mais um fator dominante. Você pode ser compassivo com relação a sua personalidade agora. Não está lhe governando. É apenas um incômodo ocasional e um prazer ocasional. Ela encontra seu devido lugar.

Como Nós temos dito, a vasta maioria das pessoas está na primeira fase. Elas estão na fase de desenvolvimento do discernimento. As pessoas nesta fase podem ter tremenda perspicácia, aparente poder espiritual, capacidades intuitivas, e assim por diante, porém o Conhecimento ainda não emergiu. Elas estão dentro de um processo de cultivo interior. É somente através de seus desapontamentos e de seus profundos anseios que poderão agora emergir, que elas serão capazes de tomar decisões sábias e finalmente perceber que sua busca por realização pessoal é infrutífera.

Realização pessoal nem mesmo é o que você quer. Você é desprovido de felicidade porque você está separado do Conhecimento. Você é como um navio sem um litoral. Você não pode completar este navio por si mesmo, pois ele não encontrou seu devido porto. Você ainda está sozinho no universo.

Neste primeiro estágio, tudo o que pode esperar é ficar a salvo do perigo e ter um estímulo prazeroso suficiente para evitar que você se desespere. Você terá alegrias reais e prazeres reais, mas eles não serão o bastante. É esta inerente insatisfação com seu estado separado que irá conduzí-lo em direção à união e ocasionar a emergência do Conhecimento. Consecutivamente você perderá o interesse em coisas que antes eram estimulantes. Então, quando o Conhecimento começar a emergir, você terá o menor conflito de interesses possível.

O Conhecimento parecerá um grande desconhecido para você. Até mesmo suas teorias com relação ao desenvolvimento espiritual não lhe ajudarão agora. Você não saberá exatamente quem é. Você não é totalmente quem já foi, e ainda não se tornou o que está tencionado a ser. Durante esse período você precisará de grande assistência. É quando os Professores Interiores começam a emergir, e a emergência deles tem relevância direta para você. É quando você precisa ser seletivo sobre com quem você passará seu tempo, pois cada relacionamento irá ou ajudar ou dificultar esta emergência. Você pode achar que está sendo muito desamoroso ou egoísta, mas é assim mesmo que funciona.

Nas duas últimas fases você ainda tem problemas pessoais, mas também tem maiores preocupações do que problemas pessoais. Você ainda precisa fazer correções em seu comportamento e atividades, mas agora você faz ajustes não porque isto lhe dá orgulho, mas porque é essencial para seu bem-estar. Não é mais um “deve”. É um “precisa”. É uma questão de vida para você agora.

Agora vamos dizer para que serve a sexualidade. Ela serve a duas funções: Primeiro, serve para renascer a raça, para fornecer um veículo de entrada para uma nova vida aqui – vida inteligente como você. Em segundo lugar, é um meio de estabelecer uma união profunda através do corpo; é um exercício físico para experimentar união. Para além daí, a sexualidade perde significado muito drasticamente. Quando você junta seu sistema eletromagnético físico – seu corpo – a outro, vocês estão transferindo energia de um para o outro; vocês estão unindo seus veículos físicos. Isto causa um impacto muito grande no corpo e um impacto muito grande no eu emocional. Sua natureza não distingue a este nível. Se você faz sexo com alguém, seu corpo e emoções tentarão completar a união. Seu corpo e emoções não distinguem. É como digerir comida.

Se você tem esse envolvimento com alguém com quem você não está num relacionamento verdadeiro, você danificará seu sistema físico e perturbará a si mesmo emocionalmente. Como resultado você perderá energia e eficácia. Este esgotamento do seu veículo físico e a perturbação da sua natureza emocional possuem sérias consequências caso se repetirem várias vezes. Esta perda de vitalidade deixará você doente. Por fim isto destruirá a auto-manutenção de seu corpo.

Isso está ocorrendo com a doença que é predominante agora. É o desalinhamento dos veículos físicos. É a destruição, pelo esgotamento repetido, da capacidade destes veículos de se manterem. Este é um assunto muito sério. Você precisa entender. Não existe sexo casual; não existe sexo recreacional. Se tentar isso, você estará tentando uma união completa com absolutamente nenhuma intenção e arriscará seu bem-estar físico. A natureza proíbe isso. É por isso que existem tantas doenças nativas associadas com isto. Não é sábio e não é natural. Não é bom para você, portanto não busque este estímulo. Busque relacionamento verdadeiro.

Você tem necessidades sexuais, mas elas não são sexuais em suas origens. Elas representam seu anseio pela união, que você experimenta fisicamente, embora a causa desta sensação física seja raramente reconhecida. Estes impulsos, então, são por união. Eles emanam do seu Ser. Você os experimenta em seu corpo e sente-se sexualmente excitado, então você sai e tenta cuidar de suas necessidades sexuais.

Este é um assunto muito sério. Para aqueles de vocês que estão empreendendo a recuperação do Conhecimento de uma forma consciente, é preciso que prestem atenção a este tema muito bem. Existe grande histeria com relação à repressão sexual e à realização sexual. Há grande temor que a sua vida espiritual privará vocês destes prazeres. Isso é completamente ridículo. Seu Conhecimento indicará se você deve se unir sexualmente com outro ou não. Ele simplesmente é dado ou não.

Porque você possui visões muito firmes com relação à necessidade essencial por envolvimento sexual, isto o faz ter medo de seu próprio Conhecimento, medo que irá roubar e privar você de seus grandes prazeres na vida. Nós, através de Nossas palavras, não podemos suficientemente assegurá-lo que este não é o caso. Contudo você precisa descobrir isto por si mesmo. A sua necessidade é por união e por relacionamentos significativos, relacionamentos para um propósito maior. Esta é a fonte do seu anseio sexual. Isto representa a necessidade por reprodução. Reprodução é para um propósito espiritual. Se for empregada incorretamente, ela será prejudicada. Porém nem todos estão destinados a ter um relacionamento para este propósito.

Existe agora uma séria doença em seu meio. Preste atenção. Isto é a natureza dizendo “não”. Isto é a natureza dizendo, “Você não pode fazer isso sem causar danos”. Seu Conhecimento indicará com quem você deve se unir sexualmente. Se não confiar em seu Conhecimento, então você terá um conflito enorme. Contudo, seu Conhecimento fornecerá o que é necessário para o seu bem-estar.

Mesmo na Comunidade Maior, a necessidade por união e reprodução é universal, embora os costumes relativos às interações sexuais variem. Os processos biológicos e as formas de interação variam, porém a necessidade é universal.

As pessoas dizem, “Bem, eu não posso esperar pela união verdadeira. Eu preciso ter realização sexual agora. Devo ser celibatário até que apareça um relacionamento?” Isso você apresenta como uma pergunta. Nós a antecipamos. Porém, você precisa perguntar isto de seu próprio Conhecimento. Conhecimento não é crença. Não é pensamento. Você precisa fazer esta pergunta de si mesmo. Se você entender suas necessidades reais, verá que a resposta é bastante óbvia. Se você precisa ter gratificação sexual sem relacionamento verdadeiro, você está se colocando em risco. Mesmo seus Professores não podem salvá-lo. Você está vivendo perigosamente com seu corpo.

Em todos os assuntos, as pessoas aprendem pelos seus erros. Nós não as privamos de seus erros. Contudo, passado um certo ponto, não é sabio repetir os mesmos erros muitas e muitas vezes. Vocês não são mais adolescentes. Todos vocês cometeram estes erros, assim vocês não precisam continuar. A vida lhes dá essas oportunidades de aprendizado desde cedo. Não os priva da exploração, mas isso é para a adolescência. Vocês são adultos agora. Adolescência na maioridade é destrutiva.

A sexualidade tem uma importância nova agora. É isso que precisamos abordar. As pessoas estão muito comprometidas nesta área. Elas estão inseguras do que querem porque não enxergam o óbvio. Ou você está pronto para a união ou não está. Será que está claro? Sim, está. Se não está pronto para a união com outro, não finja. Você descobrirá que suas alianças temporárias lhe serão muito custosas. Elas deixarão cicatrizes e o prejudicarão. Você pagará um preço por elas. Você precisa ter esta aprendizagem cedo para aprender o que é real, porém não deve persistir nisso indefinidamente. Isto produz dano.

Sexualidade é inteiramente inútil a menos que seja para a reprodução ou para a união. Ela é natural apenas nestes campos. Se você não está numa posição de ter qualquer uma destas duas ênfases na vida, então use esta vitalidade para outros propósitos construtivos. O Conhecimento irá extrair uma tremenda energia de você. É por isso que ele o unifica. Você não terá tempo para coisas que não são necessárias. Como resultado, você sentirá que sua vida é necessária, e não terá que ponderar seu valor.

Portanto, se você não está pronto para um relacionamento completo, não jogue com o seu corpo. Ele é um instrumento frágil, tremendamente frágil. É seu para usar ou abusar. O seu estado emocional, também, precisa encontrar equilíbrio agora ou o Conhecimento não conseguirá surgir. Pois o Conhecimento precisa surgir com seu próprio poder. Se este poder lhe é perturbador demais, naturalmente ele não ocorrerá. Conhecimento é algo que cultiva a si mesmo dentro de você. Na medida em que começa a lentamente emergir, ele terá influência crescente sobre seus pensamentos e ideias. Você terá muitos sinais antes que esteja preste a cometer um erro, e começará a ter um campo mais amplo de experiência.

Há aqueles que estão nascendo neste mundo que, desde a infância, reconhecem que possuem dons intuitivos. Estas pessoas precisam ser especialmente cuidadosas, pois seus dons as abrem para um campo mais amplo de experiência no qual é improvável que sejam capazes de discernir adequadamente. Para elas, o corpo físico é um instrumento ainda mais sensível. Pense nisso deste modo: quanto mais especializado o instumento, maior o cuidado que ele requer. Instrumentos de precisão requerem maior manutenção. É o mesmo para aqueles cujos dons têm sido evidentes desde a infância.

Muitas destas pessoas não são deste mundo. Elas imigraram aqui nesta época específica da história humana. Elas nunca se sentiram em casa aqui e sempre se sentiram deslocadas. Sua consciência disso fala de uma sensibilidade aumentada. Para elas, os relacionamentos pessoais causaram grandes estragos. Elas estão tentando se unir, mas não estão com sua própria espécie. Contudo, estas primeiras sensibilidades falam de possibilidades maiores mais tarde. Se estes indivíduos puderem estabelecer um eu funcional neste mundo, eles estarão em uma posição tremenda para serem de serventia aos Professores de Deus.

Você necessita de uma testemunha de seu Conhecimento para aceitá-lo. O Conhecimento sempre fala de relacionamentos. Estes relacionamentos são essenciais para seu bem-estar. Eles são alianças fortes, embora possam ser apenas temporárias. É como se alguém tivesse entrado em sua vida para ajudá-lo a se abrir, e então ele parte. Porém mesmo depois de sua partida, você sentirá um vínculo com ele. Isto é relacionamento em um nível maior.

Nós encorajamos o desenvolvimento do Conhecimento sempre. Isto atrairá as pessoas importantes até você. Estas pessoas lhe ensinarão por meio de sua demonstração sobre a diferença entre realidade e erro. Muitos de vocês têm visto erros suficientes. Você precisa tentar experimentar infinitamente tudo por si mesmo quando as pessoas ao seu redor estão cometendo toda forma de auto-violação imaginável? Você pode poupar grande tempo e dificuldade sendo observador.

Conhecimento fala de relacionamento intrínseco, não relacionamento estabelecido. É por isso que o homem ou a mulher de Conhecimento nunca está sozinho. Eles possuem tremendos aliados, tanto dentro como fora do plano físico. O poder deles vem de seu relacionamento com a vida. Eles extraem sua energia disto. Eles parecem insólitos em suas capacidades porque eles não estão sozinhos e servem de canal para esse recurso, vitalidade e direção maiores.

O que você faz com toda esta energia sexual que possui? Ela está boiando por aí dentro de você; isto às vezes deixa você com muita raiva. É presença espiritual. As pessoas ficam sexualmente estimuladas quando sentem a Presença. Esta Presença acende um desejo por união que provoca emoções profundas e tremendas sensações fisicamente. Esta vitalidade em seu corpo não é para ser negada. Isso não é saudável. Contudo, precisa ser reconhecida e dada expressão construtiva dentro de suas circunstâncias atuais.

Os indivíduos neste mundo, e também em outros mundos, que foram importantes colaboradores para seu povo não ficavam desperdiçando sua vitalidade em buscas sem sentido. Eles estavam extraindo todos os seus recursos para as tarefas a fazer. Eles não eram casuais acerca de nada. A vida era demasiada vital para eles. É desta vitalidade que você sente falta. É esta vitalidade que seu Conhecimento contém para você. Contudo, você deve procurar por ela em suas atividades atuais.

Parte da atração do amor romântico é que ele parece devolver vitalidade a você. Temporariamente. É profundamente estimulante para sua força vital, mas ele não dá expressão ou promessa a isto. Os grandes interlúdios românticos que vocês vêem em seus contos e nos seus filmes são muito emocionantes, mas eles não guardam uma promessa. Depois de ter encontrado esta pessoa desejada que parece lhe trazer à tona tal fascínio, prazer e abandono de si mesmo, o que vocês fazem então? Não há nada a fazer, nenhum lugar para ir. O seu fascínio começa a desapontar. Estas paródias de relacionamento precisam ser reconhecidas. O relacionamento verdadeiro possui a intimidade, a compaixão e o profundo prazer de união porque ele tem promessa, direção e propósito.

Portanto, se você busca relacionamentos gratificantes no mundo, busque sempre propósito. Ele é a fundação. Num nível pessoal, você não pode manter relacionamentos de longo prazo, pois seus interesses irão variar. Se você está buscando o Conhecimento, então você arriscará estes relacionamentos constantemente. É por isso que é melhor buscar o Conhecimento primeiro. Você arriscará perder qualquer coisa que estabelecer como susbsitituto ao Conhecimento. É por isso que, para aqueles que fizeram grandes estabelecimentos sem Conhecimento, pode levar muito tempo para se voltar em direção ao Conhecimento para sua redenção. Eles são muito temerosos do que isso pode significar. Nosso consolo pode não ser suficiente para eles.

As pessoas gostam de pensar que podem ter tudo, você sabe, mas não é verdade. Você não pode ter tudo. Você pode ter apenas ideias de ter tudo. Se tentar ter tudo, você ficará de mãos vazias e desamparado. Isso é negação? Não. É muito gentil.

Seu Conhecimento tem um trabalho específico aqui. Você está situado no tempo e no espaço, o que significa que você possui atividades. A auto-realização não o deixa inativo. Ela tem uma aplicação específica que se torna inteiramente evidente.

Desesperadamente você quer relacionamentos, mas não sabe o que fazer com eles. Você é como uma pessoa que tem um apetite, mas não sabe como comer. De modo que você tem fome e sede para o grande banquete, mas quando senta a mesa você não pode comer. Este é o seu dilema.

Muitas pessoas perguntam, “Como posso encontrar parceria de verdade?”. Esta não é a pergunta certa. Encontre o que é verdadeiro e a parceria encontrará você.

Propósito emana de seu Conhecimento. Você já tem tido experiências de Conhecimento. É isto que requer cultivo. Há grande auxílio para ajudá-lo a fazer isso. Então o relacionamento virá até você. Este é o caminho. Aprenda a comer. Não busque alimento. Aprenda a comer. Ou você irá se sentar a mesa e perceber que não pode suprir-se. Você não ficará satisfeito.

Entenda isso, por favor: Deus não conhece você pessoalmente. É por isso que você tem Professores, pois eles podem estabelecer um contato pessoal. Deus conhece apenas o que Deus criou em você. Deus está em comunicação com isto. Deus não o conhece pessoalmente. Deus não vem de longe para ajudá-lo pessoalmente. Contudo, Deus serve você pessoalmente por causa do Plano de Deus.

Existem muitas tentativas de personalizar Deus. Elas são sempre infrutíferas e frustrantes. “Se Deus é real, por que Deus não vem e conserta este mundo? Por que Deus não vem e faz meus problemas desaparecerem? Por que Deus não vem e traz a paz?”

Deus trouxe a paz. Deus fez os problemas desaparecerem. Porém ninguém consegue ver isso. Deus respondeu a cada necessidade, porém ninguém vê a resposta. Se Deus viesse e fizesse todos os problemas desaparecerem no seu reino físico, você perceberia que já está no Inferno. Você é mal preparado para a paz. Você não poderia tolerar a paz agora. Ela lhe mostraria que você está dissociado de si mesmo. Seria terrível. É melhor que nesta vida você tenha uma tela para criar qualquer coisa que queira até que encontre o que você realmente quer.

A vida neste mundo é muito flexível. Por causa da evolução da vida, Deus o serve especificamente em cada estágio que você estiver. Um passo a frente de você, em sua Família Espiritual, estão seus anciões que o guiam e instruem. Eles são guiados e instruídos, e assim por diante sucessivamente. Deus é a atração. O Plano é o meio. Você sente Deus. Deus é como uma atração maior puxando você. Deus está puxando tudo.

Deus nunca visitou pessoalmente este mundo, pois Deus não é uma pessoa. Porém os Professores de Deus entregaram Mensagens a indivíduos através da história. Isso é difícil de entender intelectualmente, pois só pode ser conhecido. Podem seus pensamentos acomodar com sucesso estas ideias? Nossas palavras são apenas aproximações.

Em seu mundo há aqueles que estão destinados a se tornar interlocutores para a Realidade Maior. Você precisa entender que a Realidade Maior não é a Maior das Realidades. Não é assim que a vida funciona. Deus pode apenas se comunicar através dos Mensageiros de Deus que existem no próximo nível. Cada nível serve o nível abaixo dele. É assim que tudo progride.

Portanto, deixe-Nos resumir. Sexualidade é para a reprodução e para a união. Energia sexual é apenas força vital experimentada numa certa parte do corpo. Relacionamentos precisam servir no estágio atual dos indivíduos envolvidos, porém em todos os estágios pode haver conclusão e progresso. Estudantes sérios do Conhecimento precisam se tornar responsáveis pela sua energia sexual e suas interações com outros. Torna-se evidente o que precisa ser feito se esta for a intenção deles.

Sexualidade não será um problema quando você está com Conhecimento, pois você não estará tentando usar seu veículo físico inapropriadamente. Você experimentará sua energia sendo atraída para onde ela poderá ser de maior serviço, e sua sexualidade será para a união. Ela não será um problema.